Buscar
  • WP Ranch

Exemplar brasileiro é favorito ao título de cavalo mais versátil do mundo

Publicado por Redação Cavalus



Winning Pep, da raça Paint Horse, é apontado como o único cavalo no mundo a disputar 12 modalidades, em 23 categorias, em um mesmo evento; assim, seu proprietário deu início ao processo para concorrer ao título junto ao livro dos recordes


Quando Bruno Vaz Ribeiro, do WP Ranch, adquiriu o exemplar da raça Paint Horse, Winning Pep, nem imaginava tudo que viria pela frente. Em questão de pouco tempo, o animal mostrou – e provou – em pista que era diferente de todos os outros. Afinal, logo se tornou o único cavalo no mundo a disputar 12 modalidades em 23 categorias em um mesmo Campeonato Nacional.


Se não bastasse isso, Winning Pep não só disputou tantas modalidades, como também foi campeão nelas. Ao todo, o exemplar alazão tobiano da raça Paint Horse alcançou a primeira colocação em oito disputas durante o evento. Sem falar, ainda, nas seis colocações em segundo lugar e outras duas em terceiro. Se tornando, assim, um fenômeno equestre de todos os tempos.


Diante deste feito inédito, Bruno Vaz optou por dar entrada na papelada para que Winning Pep concorra ao título de cavalo mais versátil do mundo. Este pelo Guinness Worl Record, ou seja, o livro dos recordes. Um reconhecimento mais do que merecido para um cavalo tão único.

“Estamos iniciando o processo, uma vez que é um assunto muito amplo. Não temos uma previsão certa de quando vai sair o resultado, mas esperamos que até o final do ano saia algo. Antes de mais nada vale frisar que não exite nenhum registro na história, no mundo, de outro cavalo que tenha participado desse tanto de modalidade em um mesmo evento”.



O garanhão é 11 vezes campeão de Apartação – Foto: Divulgação/Ringo


Conquistas de Winning Pep


Sobretudo, Winning Pep possui uma campanha inigualável em pista. Em suma, são diversos títulos nacionais e de Congresso da raça Paint Horse. Entre eles, o de maior destaque é o de Super Horse Paint, quando competiu nas 12 modalidades e 23 categorias.

Como se não bastasse tudo isso, Winning Pep também é destaque em campeonatos de Apartação. Tanto que foi considerado o único garanhão Paint Horse hendecacampeão da modalidade. Ou seja, foi 11 vezes campeão.


Sobretudo, o exemplar da raça Paint demonstrou desde muito cedo ter um cow sense apurado – Foto: Arquivo pessoal/Bruno Vaz


Ademais, é possível ainda enumerar as conquistas do exemplar em campeonatos de outras modalidades. Entre elas: Conformação, Rédeas, Working Cow Horse, Performance Halter, Ranch Sorting, Laço Técnico Pé e Laço Técnico Cabeça, dentre outros de cronômetro.

Portanto, outros recordes de Winning Pep merecem ser ressaltados. Como, por exemplo, o de único animal a possuir 10 títulos especiais pela ABC Paint; recorde de tempo na modalidade Working Penning no Campeonato de Barretos (entre cavalos Quarto de Milha); maior nota do quesito boi em Working Cow Horse de todas as categorias pela ANCH (entre cavalos Quarto de Milha) e, por fim, de o cavalo que mais lidera rankings por modalidades da raça Paint Horse, com apenas 4 anos de campanha.



Feitos do garanhão foi destaque da Magazine Paint Horse – Foto: Arquivo pessoal/Bruno Vaz


Comprovado em pista e na produção…


Filho de Mico’s Win e do lendário Dr. Sunny Pep – um dos cavalos mais importantes da raça Paint Horse com diversos títulos importantes –, Winning Pep também tem provado seu valor na genética.

Em resumo, porque sua qualidades vêm sendo transmitidas aos seus filhos. Tanto que diversos são campeões e em várias modalidades. Se não bastasse isso, até a sua primeira neta – da qual é avô materno – é campeã do Nacional de 2019, nas seguintes modalidades: laço em dupla técnico-cabeça, laço em dupla técnico-pé e cronômetro.



São inúmeros as vitórias e recordes conquistados pelo garanhão – Foto: Arquivo pessoal/Bruno Vaz


Dessa forma, Winning Pep grava seu nome na história da raça Paint Horse. Transferindo, assim, seu legado de sucesso aos seus descendentes. Estes a qual esteve competindo, lado a lado. Sendo apontado, portanto, como o único cavalo a disputar e ganhar 56 títulos em um mesmo evento junto aos seus filhos.

“O Winning é muito importante na minha vida. Pela amizade e cumplicidade. É um cavalo que sempre foi muito leal. Não tenho palavras para descrever tudo que ele é pra mim. O que eu acho importante de falar é que eu sou feliz por ter dado para ele todas as oportunidades que ele merecia. Era o mínimo que eu podia fazer por ele, por ele ser isso tudo pra mim”, finaliza Bruno Vaz.


Por Natália de Oliveira Crédito das fotos: Divulgação

Crédito da matéria: site Cavalus


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo