Buscar
  • WP Ranch

Agostinho Leal é um criador apaixonado por cavalos e pelo Paint

Tendo contato com cavalos desde criança, o criador e competidor segue também em busca do fomento da raça


Publicado por Redação Cavalus



Agostinho Leal, 50 anos, é agropecuarista em Goiás. Natural de Campina Verde/MG, hoje mora em Caçu/GO. Marli Divina Queiroz, sua esposa, também está envolvida com os cavalos assim como ele. Na Fazenda Berrante de Ouro, todo mundo é apaixonado por cavalos e pelo Paint Horse. “O meu contato com cavalos vem desde criança. Passei uns anos afastado e faz três anos que voltei com o Paint”, explica ele.

Sua criação é a pasto, na fazenda de gado. Os animais ficam soltos nas pastagens bem cultivadas do local. Seu retorno à criação deve-se à amizade com outro criador e entusiasta do Paint Horse, Bruno Vaz Ribeiro, do WP Ranch. “Morei em Araxá/MG e conheci o Bruno nesse tempo. Quando ele começou a fazer a campanha do Winning Pep, levá-lo nas provas, eu já gostava muito e fui me apaixonando cada vez mais pelo cavalo”, lembra Agostinho.


Apaixonado por cavalos e pelo Paint Horse, ele não demorou muito para ter vontade novamente de retomar a sua criação. O garanhão-chefe é El Winning Zorrero, filho do Winning Pep. Também está entre os seus cavalos de prova. Em que ele mesmo monta na Amador e nas últimas conquistas, quem o apresentou na Aberta foi Fabio Berestino.

El Winning Zorrero, inclusive, ganhou ano passado durante o Nacional da ABCPaint as provas de Apartação, Working Penning, Conformação e Performance Halter. O outro animal de prova é a égua Elegance Jhonny Visa. Aliás, são os dois pilares da Fazenda Berrante de Ouro, já que o cruzamento entre eles é a principal aposta de Agostinho.

“Temos uma filha deles que vai entrar em treinamento agora, potro do futuro ano que vem, vai pro Fabio Berestino. Os cavalos nascem aqui, contudo quando chega época de doma e treinamento enviamos para treinadores de confiança”, explica o criador.


A paixão por cavalos


Especialmente em relação a Apartação, Agostinho Legal viu sua primeira prova aos 18 anos. “Fui tirar a carteira de motorista em Uberaba/MG e compareci a um campeonato da ANCA que acontecia na cidade. Quem gosta de cavalo e vê um campeonato de Apartação, sem dúvida , fica louco, é impressionante”, relembra.

Agostinho tem algumas éguas Quarto de Milha para cria, mas o foco total da sua criação é o Paint Horse. “Graças a amizade com o Bruno, sempre participei muito com ele dos eventos, acompanhando o trabalho dele, voltei. O cavalo é uma paixão, um hobbie, e eu sempre brinco que quem gosta de cavalo não se desfaça dos seus, não, porque senão vai comprar outros logo e até mais caro (risos).”


Por Luciana Omena Colaboração: Ana Olivera Crédito das fotos: Arquivo Pessoal Na foto de chamada: Agostinho Legal El Winning Zorrero/em seguida, Dona Alair Leal, mãe do criador

Crédito da matéria site Cavalus

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo